Blog

Férias do trabalho: Como aproveitar e voltar renovado?

Férias do trabalho: Como aproveitar e voltar renovado?

Você já teve aquela experiência de sair de férias e na volta sentiu que não conseguiu descansar e se sentir renovado? Isso acontece muitas vezes e não é bom para sua saúde mental e física. As férias do trabalho são essenciais para dar a pausa na correria e no estresse diário e conseguirmos repor nossas energias.

Evite olhar seus e-mails

Sim, a gente sabe que já começamos com uma dica bem difícil, principalmente se você tem um cargo gerencial. Se você não conseguir se desligar completamente, você deve pelo menos impor uma regra para seus e-mails. Acesse-os apenas 1 vez por dia, de preferência no final do dia e aja somente quando for extremamente necessário. Lembre-se de que a característica mais importante de um bom líder é saber delegar as tarefas e confiar no potencial da sua equipe.

Leia um livro

Mergulhar em um bom livro fará a sua cabeça se desligar do trabalho. Leia algum livro que não tenha relação com o seu trabalho, sobre algum assunto que é do seu interesse mais voltado para qualquer hobby que você tenha.

Sabe aquilo que você sempre quis fazer? Faça!

Você se lembra quando ia trabalhar pela manhã e via as pessoas sair para correr no parque? Agora é a sua vez de poder fazer isso. Ou, vá conhecer aquela cafeteria nova da sua cidade. Não importa se é segunda ou sexta. Nas suas férias, qualquer dia é dia livre para você fazer somente o que tem vontade.

Outro exemplo é aquele dia de frio e de chuva que, quando você sai para trabalhar pensa: nossa que dia perfeito para ficar no sofá, comendo pipoca e vendo filme. Use um dia das suas férias para fazer isso.

Viaje, mas volte antes das férias acabar

Você já teve aquela sensação de que você viajou tanto nas férias que precisaria tirar férias das férias? Sim, viajar e passear é muito bom, mas cansa. Por isso, programe sempre para retornar para a sua casa pelo menos 3 dias antes das suas férias acabar. Assim, você tem ainda mais um tempo para descansar antes de voltar à rotina de trabalho.

Aprenda a fazer nada

Não se sinta culpado por não ter nada para fazer em algum dia das suas férias. Fazer nada ajuda você a descansar a sua mente, sem ter problemas para resolver e nem horário para cumprir. Aprenda a fazer nada às vezes. Durma mais, não tenha compromisso sobre o que almoçar ou onde ir. Apenas acorde e faça o que tiver vontade.

Dê atenção para sua família

Se você tiver filhos, que tal levá-los no zoológico durante uma tarde? Ou cozinhar uma janta especial para a sua família? Use algum dia das suas férias para você dar aquela atenção especial para quem sempre está ali com você, mas muitas vezes, por conta do trabalho, vocês acabam fazendo poucos programas juntos.

Compartilhe este post:

Postado Por: SOC

SOC