Blog

Motivos para utilizar a biometria no ASO

Motivos para utilizar a biometria no ASO
Os leitores biométricos passaram a ser implantados no SOC em 2016, buscando maior segurança, eficácia e melhor performance.

Vamos entender um pouco sobre a biometria e as vantagens de adotar a assinatura biométrica em sua empresa.

Biometria

No significado científico, biometria é o estudo estatístico das características físicas e comportamentais dos seres vivos. Utilizadas em diversos setores, sempre com o objetivo de identificar as pessoas, já que a biometria é única para cada pessoa.

Hoje é utilizada pela perícia quando há crimes, para acesso em locais reservados e adotado recentemente para o sistema de voto nas eleições brasileiras.

Tipos de biometria

Cada tipo de biometria possui seu custo, nível de confiabilidade e podendo um ser mais durável que outro. Vamos ver alguns:

  • Impressão digital: A impressão digital é captada por meio de um leitor biométrico óptico, comparando com bancos de dados que possua digitais gravadas. Um método rápido, alta confiabilidade e de baixo custo;
  • Reconhecimento de voz: O reconhecimento de voz não é tão confiável, já que a voz pode mudar por conta de gripes, por exemplo;
  • Identificação pela íris: A identificação pela íris é muito confiável, já que não muda com o passar do tempo, porém tem um alto custo;
  • Assinatura: Reconhecimento da assinatura é um método prático, porém não muito confiável, já que a assinatura pode mudar com o passar do tempo. E pode haver erros pela pressão ou movimentos.
  • Geometria da mão: Com médio custo e confiabilidade média também. Já que é necessário posicionar a mão sempre da forma correta, e tomar cuidado com anéis e acessórios de mão.

Impressão Digital

A biometria talvez mais utilizada mundialmente é a impressão digital, por ser a mais confiável e de viabilidade econômica mais interessante. Ela tem sido expandida para uso em diversas áreas. Na área da Saúde e Segurança do Trabalho não seria diferente.

Vamos ver os bons motivos para a utilização dela nos atendimentos ocupacionais:

Simplicidade

A utilização da biometria por meio da impressão digital é simples e rápida, seu uso já se tornou comum no nosso dia a dia, como em acesso a contas bancárias ou no próprio celular.

Hoje, sendo possível a assinatura de um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de forma rápida com o uso da biometria. Uma facilidade para os médicos no momento de liberar diversos ASOs com apenas a captura de impressão digital.

Confiabilidade

A tecnologia utilizada para a captação desta biometria é muito confiável. É realizada a captura da digital, geralmente dos dedos indicadores e polegares, e a partir disto são extraídos pontos característicos da digital. Esses pontos se tornam em sequencias de bits para armazenamento e identificação.

Para o ASO é necessário um método extremamente confiável de assinatura, tanto do médico quanto do paciente.

Método utilizado e conhecido

Não adianta utilizarmos uma tecnologia super moderna, mas que as pessoas não conheçam, isso pode causar certa rejeição da mesma. É importante a utilização de um método conhecido, como a biometria de impressão digital, que já é utilizada em diversos setores, como: Folha de ponto, processo eleitoral brasileiro, bancos e desbloqueios de celulares, por exemplo.

Dentro da lei

É importante que o tipo de tecnologia usada seja aceito legalmente. Podemos ver que o uso da biometria por exemplo já é aceito e utilizada há alguns anos sem problemas jurídicos.

E podemos citar também, que a assinatura digital passará a ser obrigatória a partir de 2020, quando o assunto são documentos de SST.

Diminuição do uso de papel

Com o uso de assinatura biométrica, não há mais necessidade da impressão de papéis para obter assinaturas, nem de médicos e nem de pacientes.

Utilizando desta tecnologia, as empresas não precisam mais se preocupar com espaços físicos para guardar documentos. Além disto, há a diminuição de gastos com papeis, correios e impressões.


Fonte: https://ww2.soc.com.br/2020/03/motivos-para-utilizar-biometria-no-aso/

Compartilhe este post:

Postado Por: SOC

SOC