Notícia/Dicas/Novidades - Clínica Audmed

Dicas de Segurança - Fogos de Artificio

Data: 30/12/2016

Fogos de artifícios são a marca da virada de ano. Para muitos, é o momento mais aguardado das comemorações de Ano Novo. Apesar de ser encarado como uma brincadeira por grande parte da população, o uso dos fogos é algo muito sério. Se usado de forma inadequada, pode acarretar graves acidentes. Para não correr riscos e deixar de comemorar em um momento festivo é importante seguir algumas orientações de segurança.

Para adquirir os fogos de artifício, aconselha-se que as pessoas procurem lojas credenciadas, que garantam a qualidade dos produtos. Na hora de soltar, locais fechados, com muitas pessoas ao redor, ou próximos à rede de energia devem ser evitados. Outra dica é seguir as instruções contidas na embalagem. O manuseio de forma alguma pode ser realizado por uma criança, ou após ingestão de bebida alcoólica. A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros. Se os fogos não estourarem, não tentar reaproveitá-los.
Em caso de acidente com fogos, a vítima deve receber atendimento médico imediatamente. Em casos menos graves, o ferimento deve ser lavado com água corrente, evitando o toque no lugar afetado, assim como não colocar qualquer tipo de produto sem indicação médica, como manteiga ou creme dental.